Cegos e deficientes mentais terão insenção de IPVA
22/08/2008
O projeto que inclui entre os beneficiados com a isenção do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) os representantes legais de deficientes que não podem dirigir em função de limitações ou da pouca idade será enviado à sanção do governador Sérgio Cabral. A norma, que terá 15 dias úteis para ser apreciada pelo governador, foi aprovada na quinta-feira, em segunda discussão, pela Assembléia Legislativa do Rio (Alerj).
Para o autor do projeto, deputado Paulo Ramos (PDT), a nova regra amplia a proteção aos deficientes no estado.
– Espero que o governador do estado tenha a necessária sensibilidade para sancionar um projeto que tem um alcance muito grande, protege, confere um direito às pessoas cuja deficiência ou idade exige que alguém as transporte, e sejam alcançadas também pelo benefício conferido àqueles que têm a deficiência mais visível – discursou.
O projeto, que inclui um dispositivo com estas especificações na Lei 2.877/97, que criou o imposto, foi elogiado pela deputada Sheila Gama (PDT), que preside a Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) da Alerj. Para ela, a proposta tem o diferencial de beneficiar os deficientes mentais, que nem sempre são contemplados em leis deste tipo.
– Este projeto de lei tem o grande mérito de atingir os deficientes físicos mentais, o que, além de raro, vai ao encontro de toda a nossa luta pelas pessoas portadoras de deficiência – elogiou, lembrando que está se iniciando a Semana Nacional do Excepcional, que vai de 21 a 28 de agosto.
- TAGS:
- Cegos e deficientes mentais terão insenção de IPVA, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213