Complexo Ayrton Senna recebe obras de acessibilidade

20/07/2010


A Prefeitura de Boa Vista iniciou na última semana a reforma do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, na avenida Ene Garcez. O local está recebendo obras de acessibilidade, com piso tátil direcional e de alerta, mapas de localização e rampas de acesso para cadeirantes.

A obra está orçada em R$ 849.497,71 e está prevista para ser concluída em outubro. A área adaptada será a partir do Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda Velia Coutinho até a Praça da Pirâmide, próxima ao Aeroporto Internacional de Boa Vista.

De acordo com o prefeito Iradilson Sampaio, garantir a acessibilidade às pessoas portadoras de necessidades especiais é uma das prioridades da Prefeitura de Boa Vista. Por isso, os espaços públicos construídos pelo Município estão sendo adequados para receber esse público.

O Ayrton Senna ganhará rampas, sinalização vertical e horizontal para auxiliar os cadeirantes, deficientes visuais e pessoas que utilizam muletas a se deslocar melhor. “Todos os novos espaços públicos construídos pela Prefeitura já estão sendo adequados, como o Centro Comercial Caxambu inaugurado recentemente, que possui o piso tátil para os deficientes visuais. Também adquirimos novos ônibus com elevadores para transportar os deficientes físicos”, disse o Prefeito.

Ao todo, serão construídos 6 quilômetros de piso tátil direcional e alerta, ajudando os deficientes visuais a chegaram com mais facilidades aos locais desejados, próximos ao Complexo.

O piso direcional ajuda os deficientes visuais que andam com o auxilio de bengalas. O piso de alerta orienta quando há mudança de direção ou parada. O Complexo irá receber ainda 10 mapas de direção tátil, com as informações sobre o Ayrton Senna. Para os cadeirantes, serão construídos 93 metros quadrados de rampas, o que corresponde a 70 rampas de acessibilidade.

Em Boa Vista, 99% das praças possuem banheiros adaptados para cadeirantes. Entre elas, a Praça João Mineiro, no bairro Mecejana, é totalmente adequada para receber pessoas portadoras de necessidades especiais. Ela possui rampas, piso tátil e banheiros com corrimão e portas amplas.

Novos ônibus – A Prefeitura de Boa Vista e a Empresa Viação Cidade de Boa Vista entregaram à população mais cinco ônibus adaptados com elevadores. No início deste ano foram apresentados à população outros seis ônibus novos com acessibilidade, além de veículos semi-novos adaptados para portadores de deficiência.

No total, 30% da frota foi totalmente renovada. A intenção da Prefeitura é disponibilizar até o final do ano a acessibilidade para cadeirantes em 50% da frota do município.

Ayrton Senna
A primeira fase do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna foi concluída em 1994 (trecho que vai da Praça da Pirâmide até a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes) e segunda etapa em 1996 (trecho que vai até a pista de kart).

O Complexo possui 3 km de quadras de esportes. São duas quadras de vôlei, três campos de futebol de areia, dois espaços para ginástica, três parques infantis, uma quadra de basquete, duas quadras de tênis e uma quadra de futebol de salão e society.

O espaço também possui pistas de cooper, uma de bicicross e uma para carrinhos de kart, além de quiosques de sucos, guaranás, sorvetes, bares e restaurantes. São cinco restaurantes que variam entre comidas típicas e chinesas e oito quiosques de produtos variados como sorvetes, lanches, pastelarias e sucos. São ao todo 75 mil metros quadrados de área urbanizada.

Velia Coutinho - O Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda Velia Sodré Coutinho foi inaugurado no aniversário de 113 anos de Boa Vista, em julho de 2003.

Localizado na avenida Ene Garcez, junto ao Complexo Ayrton Senna, o espaço possui palco coberto medindo 200 metros quadrados para shows e grandes eventos, núcleos permanentes de exposições artísticas, área livre pavimentada, passarelas, lanchonetes e restaurantes com vista panorâmica. É um dos principais pontos de lazer da cidade e gera cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

O Centro também conta com deck, barracas, plataforma para carro de som, guarita, estacionamento privativo e banheiros. A área em frente ao palco tem capacidade para receber oito mil pessoas.
TAGS:
Acessibilidade para Deficientes, inclusão de pessoas com deficiencia fisica, acesso para todos

Entre em contato conosco

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632