Cresce número de vagas para pessoas com deficiência
24/08/2008
As empresas brasileiras contrataram nos cinco primeiros meses do ano mais pessoas com deficiência do que durante todo o ano passado. Segundo dados de Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo (DRT/SP), foram abertas 47.044 vagas contra 35.782 em 2005. “A fiscalização mais severa da Delegacia Regional do Trabalho é a grande responsável por esse aumento no número de vagas abertas”, acredita o diretor de comunicação do Instituto Paradigma, Renato Lourente.
Segundo ele, muitas das vagas ainda não estão de acordo com o grau de estudo e experiência do candidato. “Ainda se tem a idéia de que o portador de deficiência não pode fazer nada”. Lourente revela que muitas ainda ficam receosas em deixar que o portador assuma um cargo de maior responsabilidade devido a sua deficiência. “Comparo esse processo de emprego com o das mulheres que, aos poucos, foram conseguindo seu espaço no mercado de trabalho”, lembra.
Na opinião do diretor do instituto - que trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência, a lei de cotas foi fundamental para portadores de deficiências passassem a ser vista como um trabalhador igual a qualquer outro. A lei 8.213, de 1991, determina que para cada 100 funcionários a empresa contrate 2% de pessoas com deficiência.
A falta de informação sobre deficiência - seja ela mental, física ou visual - atrapalha a abertura do mercado de trabalho para os deficientes. “Na realidade, as empresas não sabem o que é deficiência e muito menos sabem lidar com ela”, afirma Lourente. A acessibilidade é outro problema encontrado pelas empresas e pelos deficientes. A falta de ônibus, calçadas e prédios adaptados para os deficientes dificulta ainda mais o ingresso desse grupo no mercado de trabalho.
O diretor do Instituto Paradigma ressalta que a preparação dos funcionários é fundamental para receber os novos colegas. ”Muitas vezes a falta sensibilização é a principal barreira na empresa”, alerta. Quando acontece a sensibilização todos passam a saber lidar com o portador de deficiência.
A entrada da pessoa com deficiência no mercado de trabalho estimula o mercado a crescer pois aumenta o poder aquisitivo desse grupo. Além disso, ameniza o preconceito existente contra o deficiente. “A gente precisa aprender a conviver com a diversidade", recomenda.
- TAGS:
- Cresce número de vagas para pessoas com deficiência, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213