Dia Mundial da Síndrome de Down: um dia para vencer barreiras

21/03/2009

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data, escolhida pela Associação Internacional da Síndrome de Down, faz alusão à anomalia no cromossomo 21.
Para as Apaes de todo o Brasil, a data é muito especial. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais trabalha diretamente com os portadores da deficiência. São oferecidos programas que vão desde a estimulação precoce e alfabetização até inclusão no mercado de trabalho.
Não existem limites para a criança quando esses trabalhos são feitos de forma eficiente e com o carinho da família Apae. De acordo com o coordenador clínico da Apae de Uberaba, Alex Abadio Ferreira, “o mais importante é que o portador da SD seja estimulado o mais rápido possível, aproveitando a plasticidade cerebral, que é a capacidade de aprendizagem e adaptação do cérebro, precocemente”.
Um dos programas oferecidos pela Apae de Uberaba é a equoterapia. “A equoterapia utiliza o cavalo como um meio de reabilitação da pessoa com deficiência. Além do estímulo motor que o cavalo produz, a relação de amizade e a aceitação do animal em relação ao portador da síndrome de Down são essenciais para o desenvolvimento neuropsicomotor”, explica o coordenador. O modelo adotado em Uberaba é exemplo para a região.
A única limitação é o preconceito, muitas vezes da própria família. Mas, aos poucos, a síndrome de Down é mais compreendida. A mídia e Instituições que trabalham diretamente com os portadores da anomalia têm papel fundamental nessa luta. Elas mostram a capacidade que esses seres humanos têm e o quanto a inclusão é importante.

veja o twitter do DeficienteOnline
TAGS:
Dia Mundial da Síndrome de Down: um dia para vencer barreiras, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Entre em contato conosco

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632