Idosos e deficientes poderão estacionar qualquer veículo nas vagas especiais
15/01/2010
Idosos e pessoas com deficiência poderão estacionar qualquer veículo nas vagas especiais. Uma carteira de identificação substituirá os adesivos. Para conseguir o documento, é necessário se cadastrar. O processo será realizado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) a partir desta segunda-feira (4). Com isso, o benefício não será mais vinculado ao carro mas ao motorista.
A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevista nas resoluções de número 303 e 304/2008. Para se cadastrar, os interessados devem comparecer a sede da CTTU, localizada na Rua Frei Cassimiro, nº 91, em Santo Amaro, centro do Recife. É preciso levar as cópias e originais dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência. Os portadores de deficiência ainda devem levar o laudo médico do SUS. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h. As carteiras são entregues no prazo de 24h.
Segundo o assessor jurídico da CTTU, Antonio Pajeú, não é necessário correria, pois os adesivos que identificam os carros continuam valendo, a diferença é que ao tirar a carteira, as pessoas poderão utilizar qualquer veículo nas vagas especiais.
Todos os municípios brasileiros adotarão a nova identificação. No entanto, a CTTU irá cadastrar apenas quem mora no Recife. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.081.1078 ou os interessados também podem enviar um e-mail para [email protected].
ZONA AZUL - As regras para conseguir a gratuidade na Zona Azul não sofrerão alterações. As pessoas com mais de 60 anos ainda terão que cadastar um único veículo para usar as vagas na área. Para isso, os idosos devem apresentar a carteira de identificação fornecida pelo órgão de trânsito de sua cidade. Depois do cadastro, eles recebem um talão específico. Os interessados podem ser proprietários dos carros, usar apenas como passageiro ou condutor.
- TAGS:
- Idosos e deficientes poderão estacionar qualquer veículo nas vagas especiais, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213