Inclusão de PCD: Dicas de contratação de PCD
27/02/2022
Quais as dicas para inclusão de PCD na empresa? Segue algumas dicas, se o mercado de trabalho para quem não possui uma deficiência física não está fácil, imaginem para quem possui uma. Em vista disso, há 15 anos surgiu o PCD Online (www.PCD.com.br) primeira startup com foco em acessibilidade web, contratação e empregos exclusivos para pessoas com deficiência.
O PCD Online dá dicas de vagas e contratação de PCD (pessoas com deficiencia) para que empresas tenham uma boa jornada com uma inclusão qualificada.
A plataforma hoje conta com mais de 11 mil oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência em todo o Brasil, onde o candidato pode ser inscrever de forma totalmente gratuita.
Com mais de 1800 grandes empresas atendidas e 30 mil PCDs colocados no mercado de trabalho, o PCD Online viu que a tecnologia esta cada vez mais presente em todas as áreas, no mundo do RH não poderia ser diferente.
Com infraestrutura e tecnologia de ponta acaba de lançar seu novo site com os mais atuais requisitos tecnológicos em acessibilidade web de forma nativa com tecnologia própria (sem a necessidade de plugins) focado para pessoas com deficiência visual, motora e auditiva.
Quem são os fundadores do PCD Online?
Kelli Tavares, graduada na área de RH e seu sócio e esposo Claudius Tavares, que é especialista em projetos sociais na web e também pessoa com deficiência, se conheceram no ano de 2000 no SINE-PR onde atuavam pela Secretaria do Trabalho, naquela época 50% dos seus colegas eram pessoas com deficiência e o SINE tinha um atendimento especial aos PCD para o mercado de trabalho. Com isso adquiriram 8 anos de experiência prática com convivência dos colaboradores, candidatos e com empresas que buscavam esses profissionais.
Era um desejo mútuo de Kelli e Claudius criar uma plataforma única de empregos online, que se preocupasse realmente com a contratação e inclusão de pessoas com deficiência, porque os outros site à época não focavam nesses profissionais. Como eles tinham a experiência necessária, surgiu, então, o primeiro portal de empregos para pessoas com deficiência com acessibilidade web total do Brasil.
Hoje são um centro de informações de empresas, vagas e ricos em material de inclusão.
O PCD Online atua de forma completamente gratuita para profissionais com deficiência, como diz Kelli Tavares "nosso proposito é incluir", foram contratados mais de 30 mil pessoas com deficiência pela solução, e tem mais de 2 milhões de acessos de pessoas com deficiência para lei de cotas por ano, seu banco de dados tem 110 mil PCDs cadastrados e a plataforma possui a maior taxa de cadastrados novos por mês.
Como funciona o PCD Online (antigo deficienteonline.com.br)?
O site é de anuncio de vagas, e agora contam
com a consultoria em recrutamento especializado, palestras de sensibilização para empresas e acessibilidade web.
7 dicas da Kelli Tavares de como contratar e divulgar oportunidades para PCD.
1 - “Para nossos clientes e não clientes, iniciamos orientando sobre o
termo correto, que é PCD (Pessoa com deficiência), como dica chave para o cliente é abrir todas as oportunidades, não é legal ficar escolhendo vagas X ou Y divulgue todos as oportunidades, será justo e inclusivo e vai aumentar as possibilidade de contratação”
2 - “Se deseja realmente incluir, não abra só vaga operacional se sua empresa tem outras vagas para para pcd, hoje os candidatos estão bem qualificados, e o mercado está aquecido mesmo com crise. Não abrir vagas, dificulta a prospecção de curriculos e contratações de pcd”
3 - “Após divulgar as vagas para pcd, não escolha demais o profissional, pode ficar sem o candidato PCD”
4 - “Nunca se deve colocar uma deficiência especifica no anuncio da oportunidade, isso pode ser considerado discriminação, a empresa não pode querer contratar apenas um tipo de deficiência, nosso time está sempre vendo e ajudando as empresa no anuncio e processo de contratação de PCD“
5 - “Observe onde o profissional PCD irá trabalhar, faça uma analise do posto e determine quais são as opções de candidato poderá ter, nós também ajudamos nesse trabalho.”
6 - “Após anunciar e contratar o profissional, acompanhe mais de perto junto aos colegas e ao gestor de área, se for preciso faça uma palestra de sensibilização junto aos colaboradores, mas não tem segredo o profissional é tão apeto quanto os outros colaboradores sem deficiência, veja sempre quais as ferramentas que ele precise caso ele precise. “
7 - “Após contratar, acabe com o rotulo PCD, usamos a sigla para seleção e diferenciação dos anúncios para chegar facilmente ao segmento buscado, por que existe uma lei que obriga as empresas acima de 100 colaboradores a contratarem de 2 a 5% do total de pessoas com deficiência, onde há uma multa que pode chegar a R$251.000,00. Quando o candidato for contratado e estiver na empresa ele não será o profissional X PCD do setor de Marketing e sim o Profissional [nome candidato] do setor de marketing”
Quer saber como contratar PCD (pessoa com deficiência)?
Quer saber mais do PCD Online pode acessar o site www.PCD.com.br (antigo www.deficienteonline.com.br) eles tem um numero direto para atendimento de empresas que querem divulgar suas vagas São Paulo SP (11) 3042-8535, Rio de Janeio RJ (21) 4042-8095, Curitiba PR (41) 3014-0632
- TAGS:
- incluipcd, como anunciar vagas, dicas de contratação de pessoas com deficiência, contratar PCD