O direito à não-Discriminação e à Inclusão

08/05/2008


 
\"\"Rachel Silveira
Graduação UNIDERP,  curso  Fisioterapia
Contato: [email protected]
Colunista Deficiente Online.

 

 

 

Não sou escritora de jeito nenhum, na verdade a minha área é a fisioterapia mas, eu achei  interessante propagar a minha história de lutas e conquistas ou senti na obrigação de passar adiante a outras pessoas . Tenho o interesse de ajudar pessoas  que enfrentam  vários tipos  de dificuldades , limitações, enfim...e principalmente  discriminação   sofrem baixa estima, etc.
 
Portanto, todos sabem que as pessoas com deficiência, assim como qualquer outro ser humano, têm direito  de não ser discriminadas. No entanto, a discriminação em relação a elas, por causa  da deficiência  , ocorre o tempo  todo  e, quase sempre, não de forma consciente  , às vezes até movida por boas intenções.
 
Sempre que alguém nega a outrem o acesso  ou o gozo de direito, da mesma forma que os demais exercem , isso pode ser discriminação.
 
O movimento que temos visto, em todo  o mundo, em todo território nacional, pela INCLUSÃO de quem  possui   deficiência é um passo muito importante  rumo a seu direito à IGUALDADE e à eliminação da discriminação. Para a completa igualdade , como já ensinava  Aristóteles  , "é preciso tratar desigulmente aos desiguais".
 
A inclusão prega exatamente isso, pois em certas  situações há a necessidade de tratamento diferenciado. Assim, a inclusão preconiza que cabe à sociedade  e aos ambientes em geral   promoverem as adequações necessárias para possibilitar o pleno acesso de quem tem limitações físicas, sensoriais ou mentais.
 
Adequações necessárias, estas que são específicas que são dispensáveis    para quem não tem essas limitações, por isso são uma espécie de tratamento diferenciado. Esse tratamento diferenciado é justamente  o que vai promover a igualdade. Porém, nem sempre o tratamento diferenciado  é feito da forma correta, e ao invés de promover o acesso à igualdade  , aca ba implicando em grave discriminação.
 
Não à discriminação, e sim à IGUALDADE!!!!!

Autora: Rachel Silveira Silveira

TAGS:
O direito à não-Discriminação e à Inclusão, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Entre em contato conosco

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632