Programa online facilita acesso à web para cegos

28/05/2009

Programa online facilita acesso à web para cegos

Deficientes visuais geralmente usam computadores com a ajuda de softwares leitores de telas, mas estes produtos chegam a custar mais de US$ 1 mil nos Estados Unidos. Por isso, não são comuns em PCs públicos, como em bibliotecas ou cybercafés. Agora, um novo programa para cegos, baseado na web e gratuito, pretende mudar a situação.

» Site pornô para cegos vira cult
» Site oferece leitor de telas gratuito para cegos
» IBM cria \'mundo virtual\' para cegos
» Fórum: opine sobre o software

Chamado WebAnywhere (na tradução, "web em qualquer lugar"), o programa foi desenvolvido por um aluno de ciência da computação da Universidade de Washington. Diferentemente de softwares que precisam ser instalados no PC, este é um aplicativo online que torna a navegação na web acessível a deficientes visuais em praticamente qualquer computador.

O desenvolvedor Jeffrey Bigham espera que, com esse programa, pessoas cegas possam confirmar o horário de um vôo em um computador público no aeroporto, por exemplo, ou enviar e-mails de um cybercafé.

Para rodar o WebAnywhere, é necessário conectar-se à web, o que pode ser complicado para um deficiente visual em computadores não programados para responder a comandos de voz. Mas uma pesquisa feita por Bigham mostrou que grande parte dos cegos acostumados a usar a Internet conhece vários atalhos de teclado e sabe quando pedir ajuda.

Uma vez conectado, o internauta cego pode usar o navegador WebAnywhere, que pode acessar e então ler em voz alta qualquer página. O único requisito é que o computador tenha caixas de som ou entrada para fones de ouvido. O programa é capaz de ler apenas títulos de seções, apenas tabelas ou a página toda.

O software pode ser um grande avanço em relação à total falta de acesso público à web para deficientes visuais, disse à agência AP a estudante cega Lindsay Yazzolino. Ela acha que a função de busca poderia ser melhor e gostaria que a navegação não exigisse tanto o uso do teclado, mas acha ótimo o fato de o programa ser gratuito.

O desenvolvedor espera que o programa, de código aberto, possa ser melhorado com colaborações.

Segundo a AP, o orientador de Bigham, Richard Ladner, espera que algum mecanismo de busca comercial adote o WebAnywhere como um módulo. Mas o maior desejo de Ladner é que programadores de Internet tenham deficientes visuais em mente quando criam suas páginas - uma mudança que poderia tornar o acesso à informação muito mais democrático.

O software pode ser acessado pelo endereço www.webanywhere.cs.washington.edu.

TAGS:
Programa online facilita acesso à web para cegos, inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Entre em contato conosco

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632