Teles terão que criar centrais para intermediar ligações de deficientes auditivos

04/08/2008

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deu 180 dias para que as empresas de telefonia fixa criem centrais para intermediar ligações de deficientes auditivos. Segundo o conselheiro Pedro Jayme Ziller, existem aparelhos de telefone no mercado com teclado, que permite a deficientes auditivos teclarem as informações.

Assim, a central terá atendentes que lerão as informações digitadas pelo deficiente auditivo para o interlocutor. Os atendentes também digitarão informações repassadas por uma pessoa para que o deficiente auditivo possa lê-las no aparelho especial.

Ziller disse que já existe regra determinando que 2% dos orelhões do país tenham teclados adaptados para deficientes auditivos. Ele não soube informar, porém, se esse número é cumprido.

A lei que obriga as empresas a criarem as centrais existe desde 2004, mas só agora a Anatel regulamentou a questão. Em 180 dias, o número que oferecerá o serviço é o 142.

 

TAGS:
Teles terão que criar centrais para intermediar ligações de deficientes auditivos , inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213

Entre em contato conosco

São Paulo

(11) 3042-8535

Rio de Janeiro

(21) 4042-8095

Paraná

(41) 3014-0632