UEPA oferece primeiro curso de graduação em Libras a distância
02/07/2008
Dois intérpretes em línguas de sinais, um tutor surdo com formação em Letras e com fluência em Libras, uma tutora ouvinte com graduação em Letras e também com fluência em Libras, integram a equipe de apoio técnico e a coordenação dos cursos. Cada modalidade possui uma turma com trinta alunos que funciona nos turnos da manhã e da tarde, durante os finais de semana. São 60 alunos distribuídos em duas turmas que funcionam no Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE) da Universidade.
Parceria - Os cursos são frutos de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – pioneira no oferecimento dessas graduações – com o Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva ao Ensino Superior.
Para a coordenadora do curso, professora Maria Joaquina da Silva, a iniciativa é um grande passo para a democratização da educação. "O curso tem como prioridade formar professores e tradutores - intérpretes em libras. A UEPA é a primeira instituição estadual a ofertar o curso no Estado, pois já desenvolvia atividades voltadas para a formação de profissionais da área", comemora.
O processo seletivo do curso foi realizado no dia 1° de junho, no CCSE. Em Belém foi uma das maiores concorrências de todo o país: 127 inscritos para 30 vagas do Bacharelado e 87 para as 30 vagas de Licenciatura.
Texto: Fabrício de Paula - UEPA
- TAGS:
- UEPA oferece primeiro curso de graduação em Libras a distância , inclusão, curriculos, empregos, vagas, lei, contratação, deficientes, pessoas com deficiência, mercado de trabalho, multa de empresa que não cumpre lei de cotas, lei de cotas 8213